Brasil & Mundo

Brasil e Israel firmam parceria para combate a Covid-19

Na visita a Israel, a delegação brasileira liderada pelo Ministro Ernesto Araújo, com participação do 
@mctic
 e 
@minsaude
, teve ontem reunião com o Presidente do Instituto Weizmann, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo.
Na visita a Israel, a delegação brasileira liderada pelo Ministro Ernesto Araújo, com participação do @mctic e @minsaude , teve ontem reunião com o Presidente do Instituto Weizmann, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo. |  Foto: Divulgação/MRE
Na visita a Israel, delegação brasileira foi liderada pelo ministro Ernesto Araújo. Foto: divulgação

O governo federal e dirigentes do Instituto Weizman de Ciência, de Israel, abriram cooperação para pesquisas para o combate à covid-19. Pelo lado brasileiro, a cooperação acontece no âmbito da Rede Vírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável pela articulação de laboratórios de pesquisa e especialistas nos estudos sobre a doença.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a parceria nessa área começa no curtíssimo prazo, e no longo prazo se estende a outras áreas, incluindo bioeconomia e meio ambiente. A cooperação envolverá intercâmbio de pesquisadores e transferência de tecnologias.

O representante do MCTI Marcelo Morales explicou que a troca acontecerá com pesquisadores que iniciaram seus trabalhos em fevereiro de 2020, no início da pandemia do novo coronavírus (covid-19). “Vamos imediatamente ter reunião na área de vacinas, sequenciamento [genético], novas drogas, e depois no longo prazo com troca de pesquisadores e também com outras áreas do conhecimento”, disse em vídeo publicado nas redes sociais do Itamaraty.

Morales integra a comitiva chefiada por Araújo que viajou a Israel no sábado (6). para dar andamento à cooperação científica e tecnológica e ao diálogo político entre os dois países. Neste domingo (7), ele também se reuniu com o chanceler israelense Gabi Ashkenazi e hoje deve se encontrar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Também estão previstos encontros com dirigentes de outros institutos de pesquisa, entre eles do Centro Médico Sourasky (conhecido como Hospital Ichilov), que estuda a eficácia do spray nasal EXO-CD 24 contra a covid-19. O interesse do Brasil pelo tratamento foi divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro.

AGÊNCIA BRASIL

< Da China à Síria: o 'hostel de traficantes' fica em São Gonçalo Ingresso da última partida de Kobe é leiloado por valor milionário <